LIBERDADE CRISTÃ

LIBERDADE CRISTÃ

imprimir

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1 Coríntios 6:12

Certa vez, ainda na minha adolescência, aprendi que liberdade não é fazer o que se quer, e sim fazer o que se deve. Essa frase me marcou muito e nunca deixou de estar em minha mente e em meu coração. Sempre nas situações que posso usar minha liberdade de escolha, lembro-me dessa frase, e assim busco fazer o que se deve, agradando ao Senhor Jesus.

Vivemos em um mundo onde a diversidade de pensamentos é muito grande, e devido a ensinos incorretos de conceitos de liberdade, muitos pensam que podem fazer de tudo, em todo tempo, sem medir consequências, amparado em uma falsa ideologia de liberdade sem limites.

Infelizmente nossa família cristã tem sido influenciada por esses pensamentos, onde muitas pessoas vivem esse conceito, agindo impulsivamente pelas suas próprias ideias, não medindo os riscos proporcionados por uma vida longe dos conceitos de Cristo, em busca de uma falsa liberdade. São alimentadas pelos prazeres que o mundo oferece, com gosto saboroso no início (pecado), terminando em fogo ardente no final (condenação eterna).

Vejo o livre arbítrio dado por Deus como algo sensacional. Deus em sua soberana majestade nos permite escolher e direcionar nossas vontades, permite que vejamos todas as coisas e assim escolhamos o que vemos como melhores para a nossa vida, deixa-nos agir com calma ou precipitadamente mediante a situações.

Mas mediante ao livre arbítrio sou confrontado pela Palavra de Deus. Assim muitos se perguntam: "porque tudo eu posso, mas nem tudo me convém"

A palavra de Cristo traz ao nosso conhecimento que tudo eu posso fazer, mas a cada ação terei uma consequência. Sendo assim, se tenho atitudes fora dos conceitos judiciais, estou sujeito a punição. Se estou em falta com os meus deveres profissionais, posso perder meu salário ou até mesmo meu emprego. Se estou tendo atitudes conjugais ilícitas estou sujeito a destruir meu namoro, casamento, família. É um reflexo automático causado pelas minhas escolhas.

Por não observarem os ensinamentos de Cristo, muitas pessoas se precipitam, tomam decisões erradas, causando dor e sofrimento para si mesmo e para as outras pessoas. Por muitas vezes não aceitam sua culpa e preferem transferir para a próximo, ou até mesmo para Deus, sua responsabilidade em decisões erradas, que o levaram ao fracasso.

Não podemos deixar que o pecado nos domine e nos afaste da presença de Deus. Precisamos nos encher pela presença do Espírito Santo de Deus e assim lutar contra o inimigo, e fugir da aparência do mal. Somente assim não seremos dominados pelos prazeres do mundo.

"Tudo posso naquele que me fortalece..."

Filipenses 4:13

Se estou em Cristo sou fortalecido, e todas as coisas eu posso. Eu posso porque estar em Cristo é sinônimo de escolhas certas, pautadas em fé e obediência. O cristão verdadeiro deposita em Deus sua confiança, age com amor e felicidade, é cuidadoso e paciente que a resposta para suas perguntas virá do Senhor. Permanece inabalável e prossegue para o alvo, Naquele que é a sua força: Jesus!

Valmir Ferreira

Jubrac Perdões MG