Os meus grandes heróis da fé nas terras de Minas

Os meus grandes heróis da fé nas terras de Minas

imprimir

Os meus grandes heróis da fé nas terras de Minas

 

                Antes de mais nada, já informo que esse texto não se trata de um discurso teológico ou de uma resenha crítica dos livros de Orlando Boyer ou do Charles Swindoll. Esse texto tem mais a ver com meu coração que com as doutrinas que estão enraizadas na minha alma. Minha vida tem sido moldada pelo exemplo de santos homens e mulheres de muitos lugares e tempos diferentes, por isso sou grato a Deus por não me deixar órfão de ideias em um mundo tão raso como esse em que vivo. São esses homens e mulheres que me inspiram e me levam a crer que nem tudo está perdido.

                A Igreja O Brasil Para cristo tem sido uma mãe fértil de fortes referências. O seu útero não é seco, muito pelo contrário, e muitos dos que já foram gerados por essa Igreja que amo, se encontram entre aqueles dos quais o mundo não é digno. Deus tem cuidado de deixar para cada um de nós testemunhos vivos e poderosos que jamais devem ser esquecidos. Nossa história continua sendo escrita pelas mãos de Deus, e cabe a Ele escolher a tinta e a pena a serem usadas nos pergaminhos da nossa existência.

                Olhando a biografia do nosso missionário Manuel de Melo concluo que ela é digna de um filme, e como essa biografia tem impactado centenas de milhares de pessoas em toda terra. Nesse ponto você deve estar pensando que eu romantizo nossa história e que não somos tão perfeitos assim. Mas quero que você entenda que não reivindico a perfeição de ninguém. Meus heróis sangram, por isso me inspiram! Se eles fossem perfeitos e onipotentes não seriam heróis seriam deuses. O movimento dessas referências espirituais é o que desejo imitar na minha caminhada ministerial.

                Além do nosso herói da fé, missionário Manoel de Melo, temos outras tantas referências de dedicação e devoção que fica difícil citá-los em um único texto, contudo me arrisco em apontar alguns que fizeram de mim o que sou hoje. Começando do meu discipulador e amigo pastor Deli, homem que me inspira para além do púlpito, pastor Deli é o homem que carrega o amor como sua maior bandeira e seu grande triunfo. Lembro-me com carinho também do nosso amado e respeitado pastor Edilson, servo dedicado que esteve a tanto tempo a frente da nossa Convenção quando tudo era muito mais difícil que hoje e mesmo assim serviu com tanta excelência. Na lista dos meus reais influencers está também o pastor Alberti que sempre visitava meus avós com um mimo seguido de uma poderosa oração, não me esqueço quando o vi pela última vez entrando em minha casa com uma caixa de caqui para presentear meu avô. Também tenho a honra de servir ao lado de um pastor que parece aroeira, o tempo se recusa a tocá-lo, meu pastor José Antônio está entre aqueles em que me inspiro, já o disse que espero ter o vigor e o ânimo que ele tem mesmo depois de 60 anos servindo ao reino. Não posso me esquecer do pastor Alberico e do pastor Gildo, homens que com tanta graça pastorearam meu coração e o coração de tantos outros nesse grande estado de Minas Gerais se tornando gigantes da fé e inspirando tantos outros. Minha lista é grande e louvo a Deus pela vida de homens como pastor Ivanildo a quem amo de todo coração, do pastor Galeno a quem respeito desde sempre e de tantos outros que me fazem querer ser mais servo e que continuam sendo minhas referências nessa difícil caminhada.

Quero terminar meus dias exalando o mesmo amor que os meus heróis exalam, desejo ter os olhos enxarcados da graça até o dia de fechá-los pela última vez, espero que no final de tudo possa ver o céu aberto e o Senhor me esperando com um largo sorriso dizendo: vinde bendito do meu Pai! Meus grandes heróis da fé me ajudam a dar passos nessa direção, onde o triunfo não se debruça somente nos resultados visíveis, mas nas coisas que os olhos nem sempre podem ver. Minha caminhada continua ao lado dessas pessoas que me cercam com os escudos da fé, esses são os verdadeiros valentes que fazem a vida valer a pena, são esses que quero levar comigo até o fim.

 

Pr Jonatas Oliva

Fevereiro de 2025