Francis Chan em seu livro “O Deus esquecido”, faz o seguinte questionamento; Já tenho Jesus. Por que preciso do Espírito Santo? O mesmo responde à pergunta com uma citação de A. W. Tozer.
“Também devemos encarar esse fato: O nível geral de espiritualidade entre nós é baixo. Temos nos medido por nós mesmos, e com isso o incentivo para buscar planos mais elevados nas coisas do Espírito Santo está se esgotando. Temos imitado o mundo, buscado a aceitação popular, inventado deleites para substituir a alegria do Senhor e produzido um poder barato e sintético para tomar o lugar do poder do Espírito Santo.”
Não é de se admirar o fato de muitas pessoas em nossos dias não buscarem mais com tanto fervor por um relacionamento e até mesmo o batismo no Espírito Santo. talvez por vermos um “uso” incorreto ou muitos ensinos distorcidos do real propósito da pessoa do Espírito Santo, muitos tem se contentado apenas com pessoa de Jesus e sua obra libertador.
Portanto o nosso desejo é entender (1) O propósito do Espírito Santo na vida do Cristão, e (2) O Fruto do Espírito como fator fundamental para o desenvolvimento do Caráter de Cristo em nós.
O Propósito do Espírito Santo na vida do Cristão:
Ser Cristão é se tornar um seguidor de Cristo e buscar diariamente uma semelhança com o mesmo. Isto só é possível com a ajuda do Espírito Santo. O homem por si só é incapaz de buscar ou se manter semelhante a Cristo. O Pastor Augustus Nicodemus afirma que:
“Embora o verdadeiro Cristão tropece, caia, falhe miseravelmente, ele não permanecera caído. Será levantado por força do propósito de Deus, mediante ao Espírito Santo.”
O Livro de João 16.8,13 afirma que:
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
De modo geral o Espírito Santo tem como propósito central glorificar a Deus e desenvolver no homem o caráter de Cristo. Deste modo precisamos entender como esse caráter de Cristo é formando em nós.
O que é o fruto do Espírito:
O Fruto do Espírito é a expressão visível do caráter de Deus em nós. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Gálatas, nos ensina que “O Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23).
Amor - O amor é o primeiro aspecto do fruto que encontramos na relação de gálatas 5.22. Podemos afirmar que tal sentimento é o solo onde os demais aspectos do fruto devem ser cultivados. Paulo relata a suprema excelência do amor em 1 Coríntios 13. A língua grega possui três vocábulos para denominar o amor: agápe, amor divino; philéo, amor entre amigos e eros, amor entre cônjuges.
Alegria - a alegria, como fruto do Espírito, não está relacionada às circunstâncias e não depende dos bens materiais. A alegria do Espírito é um estado de graça e de bem-estar espiritual que resulta da comunhão com Deus.
Paz - Podemos definir paz como um estado de tranquilidade e quietude interior que não depende de circunstâncias externas. No grego, o vocábulo paz é eirene e refere-se à unidade e harmonia.
Paciência - O termo paciência no grego é makrothümia e significa longanimidade, perseverança e firmeza (Hb 12.1). A paciência, fruto do Espírito, nos habilita a suportar as provações e nos leva a ser complacentes com as falhas dos outros.
Amabilidade - Chamado também de benignidade, esse fruto representa nossa capacidade de sermos amáveis com as pessoas ao nosso redor e termos respeito e generosidade em nossas ações com o próximo.
Bondade - Bondade é tradução de uma palavra grega que é encontrada apenas quatro vezes na Bíblia: agathosune. Quando comparada com chrestotes vemos que a bondade é a prática ou a expressão da benignidade, ou seja, fazer aquilo que é bom.
Fidelidade - Fidelidade, é a "característica do que é fiel, do que demonstra zelo, respeito por alguém ou algo, lealdade". Logo, podemos afirmar que a fidelidade é a característica de quem é leal.
Mansidão – Ser manso é ser humilde, amável e cortês. A mansidão, como fruto do Espírito, é uma atitude interior que nos leva a agir com graça e amor, mesmo diante de situações difíceis.
Domínio próprio / Temperança - No grego, a palavra temperança é enkráteia, que significa autocontrole, disciplina. Temperança significa ter controle sobre seus desejos e atitudes. Por não terem a temperança como fruto do Espírito, muitos estão vivendo sem pudor, cometendo toda a sorte de excessos, envergonhando o nome de Cristo e a Igreja do Senhor.
Por fim, percebemos que ter o Espírito Santo em nossa vida é de suma importância, e devemos busca-lo incansavelmente, se queremos verdadeiramente viver e cumprir a vontade de Deus precisamos buscar estarmos cheios do Espírito Santo. Podemos fazer uma simples analogia do Fruto do Espírito santo com uma mexerica, ela é um único fruto, que possuir vários gomos, que expressão claramente a sua essência. Da mesma forma como a mexerica deixa sua fragrância no ambiente, assim também o cristão cheio do Espírito santo é reconhecido onde está.