Conselhos aos Jovens Casais

Autor: Cooperador Valmir Ferreira para o site www.CONVEMIG.com.br


"Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive? Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera."

Romanos 7:1-3 (NVI)

Quando um jovem fala comigo sobre namoro ou relacionamento conjugal eu sempre pergunto se ele deseja verdadeiramente se casar. Faço esse questionamento porque se não for esse o desejo dele, ou dela, é melhor nem começar a se relacionar com outra pessoa. O namoro cristão deve ser com propósito e com foco no casamento, numa união sincera e correta perante Deus, deixando que Jesus esteja no centro, moldando e edificando esse novo lar, para honra e glória do nome de Deus.

Abaixo separei alguns pontos que aprendi ao longo dos anos, ouvindo a voz de Deus, e tendo por exemplo pessoas que honraram a Deus, através do casamento e da vida conjugal na construção de uma nova família.

 

1 - Busquem o conhecimento!

Não existe aprendizado sem a busca pelo conhecimento. Em todas as áreas da vida é assim, e no relacionamento conjugal não é diferente. Os novos casais devem aproveitar essa época de namoro para se conhecerem, entenderem a visão e o pensamento que o outro tem. Use esse tempo tão saboroso para sonharem juntos, arquitetar planos, almejar alegrias. Dialoguem o máximo que puderem, sempre pessoalmente, evite papos virtuais. A fala acompanhada do verdadeiro olhar traz um conhecimento profundo e verdadeiro. Podem acreditar! Falem sobre tudo, somente assim conhecerão profundamente um ao outro. Aprofundem-se juntos no conhecimento a Deus. Deve haver debates sadios, e até mesmo discordância de pontos de vista. Sim, isso mesmo. Relacionamento não significa sempre concordar ou abaixar a cabeça, você tem sua posição, sua opinião, seus gostos e prazeres, e nem sempre o do seu parceiro (a) será o mesmo que o seu. Se há divergência, é hora de usar outra linda palavra na vida adulta: maturidade. Em qualquer situação de conflitos ou divergências é hora ser maduro, consciente da importância da obediência a palavra de Deus, para que tudo se resolva através do diálogo, e com paz.

 

2 - Sejam pacientes!

A ansiedade é um fator presente na vida de muitas pessoas, em especial dos jovens. Vivemos dias onde tudo é para ontem, a paciência das pessoas tem diminuído assustadoramente, e muitas vezes vejo jovens tomando más decisões pois lhe faltou paciência. Na vida a dois a paciência é um diferencial para quem deseja ter um relacionamento saudável e prazeroso. Para os casados existe o desafio de conviver diariamente, dividir as tarefas, dormir na mesma cama. Essas ações trazem a impressão, aos que estão de fora, de que tudo são flores e fáceis de se fazer. Mas não é bem assim. Se não houver um carinho paciente desde o início do relacionamento, dificilmente você terá a paz em seu leito conjugal. No namoro você deve entender que o outro não é você, e que você não é o outro. Seja paciente a se relacionar intimamente, não pule as etapas, respeite as leis de Deus. Sexo é bom, é saudável, é de Deus. Mas somente para quem foi abençoado pelo casamento. Não se apresse, pois pulando o fluxo correto da lei de Deus, ao invés de trazer benções, você traz maldição para sua vida. Cabe a você um cuidado especial com seu namorado (a) desde o início, assim como Jesus é conosco quando o conhecemos. Ele é paciente, nos acolhe com amor e cuidado. Nos ajuda a crescer.

 

3 - Analisem criteriosamente!

Vivemos numa geração que deseja que tudo seja muito rápido e que tenha como consequência o sucesso. Seja academicamente, profissionalmente, pessoalmente, amorosamente, dentre outras. Muitos querem ter esse sucesso, mas não se aprofundam numa análise criteriosa de como e quando escolher, por onde ir ou seguir. No relacionamento amoroso temos esse problema em muitos casos, porque no anseio de ter alguém ou no medo de ficar sozinho, muitos não analisam com quem estão se relacionando. Com isso se precipitam na escolha, com diriam meus avós "passam os carros a frente dos bois" e o relacionamento tende a ruir rapidamente. Pode até durar um certo tempo, mas não é de encher os olhos, a tristeza muitas vezes é par constante. O segundo aspecto a ser analisado é o critério. É preciso ter em mente que uma escolha precisa obedecer a critérios, se assim não for, a chance desse relacionamento ser um fracasso é enorme. Não escolha alguém somente por algum atributo chamativo aos olhos, lembre-se que os olhos nos enganam muito, e se olharmos somente com os nossos olhos, certamente erraremos, pois estamos seguindo nossa carne. Olhe com a visão do que é agradável a Deus, queira alguém que te puxe para cima, e não que te arraste para baixo. Escolha alguém que queira obedecer a Deus em todo tempo, e que ame estar na presença de Deus. Queira alguém que paute seu caminho junto aos caminhos de Deus, e que te ame de verdade, e esteja disposto a renunciar o mundo em amor a Jesus.

 

4 - Não se afaste de Deus

Devemos em todo tempo lembrar de Deus, a todo instante entregar nossas vidas em Suas mãos. Veja: Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade... Eclesiastes 12:1. Há uma ênfase para que todo jovem se lembre de Deus. E é mesmo preciso lembrar e saber quem nós somos. De onde viemos. Para onde iremos. Entendo que o autor quis mostrar para todos os jovens que esse é um momento crucial para a caminhada da fé ao lado de Jesus. Aos olhos do mundo, o relacionamento de namoro entre os jovens é sinônimo de vida sem regras, sem temência e reverência a Deus. O conceito de busca por prazer físico e satisfação da carne é o que impera. E muitos dos nossos estão se perdendo em falsos caminhos. São conduzidos pela influência negativa de ter a melhor foto no status e possuir boas histórias ou feitos para contar e mostrar. Com isso querem ganhar mais e mais "curtidas" e destaque entre os amigos e a sociedade alienada por mostrar felicidade externa. Cuidado, pois ao mesmo tempo muitos estão cheios de decepção e fragilidade interna, causada pela ausência do Espírito Santo de Deus. Meus amados, eu digo para você, não se afaste de Deus. Não há lugar melhor do que estar no Senhor. Carne milita contra espírito, e espírito contra carne. Pergunto a você: quem vencerá? A resposta é simples, vencerá aquele ao qual você melhor alimentar. Se você tem se alimentado com o poder que vem do céu, fugindo da aparência do mal, certamente o seu relacionamento será longo, resistente e frutífero. Mas se você está se deixando levar pelos prazeres mundanos e pelos momentos de curtição, se entregando ao pecado, alerto para que retorne urgente aos caminhos de Deus. Estar longe de Deus tem o preço, e é caro, lago de fogo, tormento eterno. Mas se sua vida é pautada em Jesus, seu namoro, seu casamento, seus filhos, serão como videira frutífera no Reino Celestial. A caminhada é dura, o aprendizado é diário, mas com fé venceremos e conservaremos esse bem maravilhoso criado por Deus: Família.

 

Graça e paz!

Valmir Ferreira

Jubrac Perdões MG

Acesse site www.CONVEMIG.com.br