Autor: Cooperador Valmir Ferreira para o site www.CONVEMIG.com.br
PORÉM TU, Ó ISRAEL, SERVO MEU, TU JACÓ, A QUEM ELEGI DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO, MEU AMIGO. ISAÍAS 41:8
Todo relacionamento nasce a partir do conhecimento pessoal, seja ele familiar, fraternal, conjugal etc. E se torna mais profundo ao longo do tempo, ou termina quando as pessoas envolvidas não se entendem, ou não encontram no outro uma confiança para uma relação duradoura.
Uma vez que nos relacionamos com alguém através do convívio, do diálogo, da presença, vamos ganhando confiança e passamos a participar da vida daquela pessoa e ela também passa a participar da nossa vida.
Notamos essa relação profunda e íntima entre Deus e Abraão, ao qual Deus tratava de meu amigo. Mas como me torno amigo verdadeiro de Deus?
1 - OBEDIÊNCIA: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento. Provérbios 1:7
Uma vez que Abraão opta por ouvir a Deus, ele se torna obediente ao Senhor e por isso passa a ter sua vida guiada pelo próprio Deus, seu melhor amigo.
O fato de deixar tudo para trás e seguir o chamado de Deus mostra a confiança e fé que Abraão tinha em Deus, entregando sua caminhada nas mãos Dele, para ser guiado ao lugar que Deus escolhesse.
Uma caminhada de obediência na presença de Deus requer sacrifícios, entrega e posicionamento nos caminhos de Deus. Se escolho Deus e permito que Ele seja meu amigo fiel, a caminhada se torna mais leve, pois se Deus está comigo não há o que temer. Se sou amigo de Deus, alegria e paz me esperam!
Estou disposto a renunciar meus desejos, sonhos, planos, pessoas, para deixar Deus conduzir meus caminhos?
2 - PRAZER: Feliz o homem que tem o seu prazer na lei do Senhor... Salmos 1:2
Ser amigo de Deus é algo prazeroso. Querer a presença de Deus e ansiar por estar com Ele devem ser o foco do Cristão, que deseja de coração ser amigo de Deus.
Quando nos tornamos amigos de Deus obedecemos aos seus mandamentos e observamos suas leis com total prazer, desprendido do mundo material, olhando somente para o lado espiritual, deixando-nos guiar pelo Espírito Santo de Deus.
A felicidade em Deus é sinônimo de paz, alegria e amor, que alcançamos ao longo dos dias, nos diálogos com Deus, nas reflexões de seus ensinamentos, e até mesmo nas lágrimas que brotam de nossos olhos quando sentimos Deus nos tocar.
Estou disposto a recusar os prazeres mundanos, oferecendo a Deus sacrifício de amor através da obediência e prazer na sua lei?
3 - INTIMIDADE: Vos chamo de amigos. João 15:15
O mais profundo estado da amizade com Deus é a intimidade. Ela é a certeza de sermos amigos fiéis do Senhor.
Infelizmente vivemos num mundo individualista, onde as pessoas querem apenas viver suas experiências pessoais e quase sempre solitárias, ou quando muito, num pequeno círculo de pessoas, isoladas do amor fraternal, tão maravilhoso nos tempos passados.
Jesus veio para mostrar o contrário, fez-se conhecer aos seus discípulos profundamente, elevando-os da posição de servos para amigos. Isso aconteceu porque Jesus quer participar da vida dos que O buscam. Ele quer nos guiar, abençoar e dividir conosco o seu amor e cuidado.
Estou disposto a permitir que Deus se aprofunde em meu interior, entregando a Ele minha vida por inteiro e deixando Ele me purificar com seu amor?
CONCLUSÃO: Para chegarmos à intimidade profunda e verdadeira do amor de Deus, devemos ter prazer na obediência e obedecer por prazer. O sacrifício feito por Cristo na cruz é grande demais, Ele carregou nossos pecados, foi obediente e fez por amor. Amor sincero que nos conduz a sermos reconciliados e amigos de Deus para sempre!
Valmir Ferreira
Jubrac Perdões MG