Um Cristão Virtuoso

Um Cristão Virtuoso

imprimir

Base Bíblica: 2 Coríntios 6. 4 e 6

Baseado na lição 8 da Revista volume n° 92

"O Ministério Cristão de Sergio Cruz"

Introdução:

 - O que é ser um cristão virtuoso para você? Fazendo uma breve analise sobre sua vida:

- Você pode se classificar como um cristão virtuoso? Diante dessas duas perguntas uma terceira vem sobre nos: - quais são as minhas virtudes?

Nesse momento gostaria de compartilhar com vocês algumas virtudes que Paulo descreve aos cristãos em Coríntios e através disso analisarmos e colocarmos em pratica essas virtudes.

Desenvolvimento:

O que é virtude? Segundo o dicionário, a palavra virtude é uma qualidade do que se conforma com o que é considerado correto, seja no sentido moral ou comportamental.

Virtudes que todo Cristão precisa ter:

1ª Virtude: - PUREZA:

Derivada do latin significa: limpo sem mistura; os gregos definem como: - evitar cuidadosamente todos os pecados.

Paulo recomenda aos coríntios para que eles se purificassem das imundices da carne e do espirito a fim de se santificarem a Deus (2ª coríntios 7.1)

A pureza é uma das virtudes do caráter de Jesus (Mateus 5.8)

Todo Cristão precisa desenvolver (1ª João 3. 2-3)

Como Cristãos virtuosos, precisamos ter uma vida transparente e diferente da pratica de vida mundana.

2ª Virtude: CIÊNCIA:

Paulo deixa claro que a ciência em que fala nesse texto não esta relacionada ao conhecimento humano ou teólogo, mas sim sobre o conhecimento das coisas certas que o cristão sabe e devem fazê-las.

Viver com sinceridade diante de Deus e dos Homens (2ª coríntios 1.12)

Ser de uma só palavra (Matheus 5.37)

Não ser escândalo para os outros (2ª coríntios 6.3)

Jesus tinha CIÊNCIA do que era correto praticar e nos cristãos precisamos fazer o que é certo, pois aquele que diz que está nele, também deve andar com ele andou ( 1 João 2.6)

3ª Virtude: LONGAMINIDADE:

            No grego significa tolerar pacificamente pessoas provocadoras;

Amar e bendizer seus inimigos quando for caluniado e não se vingar quando for odiado (Mateus 5.43-46 )

Deus é longanimo com o homem pecador (Romanos 2.4)

Jesus foi paciente com os discípulos principalmente com Paulo (1ª Timoteo 1.13-16)

Ilustração:

A BUZINA INCANSÁVEL

O carro de uma senhora estragou no meio de um congestionamento. Isso é um pesadelo para qualquer um, mas ela manteve a cabeça no lugar e estava fazendo o melhor que podia para ligar seu carro novamente. Depois de um ou dois minutos, o motorista logo atrás dela começou a buzinar impiedosamente.

Depois de alguns momentos da incessante buzina, a mulher saiu do carro, caminhou até o homem no carro atrás dela e educadamente disse:

"Senhor, estou tendo dificuldades para ligar o meu carro. Se você puder fazer o favor de me ajudar e tentar ligar o meu carro, eu ficarei muito feliz em me sentar aqui no seu lugar e buzinar para você".

Jesus até em nossos dias tem sido longânime para com nossas vidas e por isso precisamos ser pacientes com as pessoas independente da situação.

4ª Virtude: BENIGNIDADE:

No grego está relacionado a servir com gentileza, isso é a benignidade de Deus se manifesta no cristão com a finalidade de tratar as pessoas com gentileza e recuar diante da ideia de provocar dor.

Jesus nos ensina que não veio para ser servido e sim para servir (Marcos 10.45)

Quando benignos passamos a pensar mais nos outros do que em nos mesmos.

Precisamos ser mais benignos uns com os outros, olharmos mais para nosso próximo e ajudar.

5ª virtude: ESPIRITO SANTO:

A vida do cristão precisa é deve ser norteada pelo espirito santo (Romanos 8. 13-14)

Um Cristão cheio do espirito santo não age mais pela emoção e nem julga pela razão (Gálatas 5.16-17)

Foi por meio do espirito santo que Paulo foi consolado em todas as suas tribulações e se tornou um consolador para a igreja de corinto, como cristãos virtuosos precisamos viver dependentemente do espirito santo.

6ª Virtude: AMOR NÃO FINGIDO:

Paulo quando escreve a igreja de coríntios descreve no contexto o Amor ágape (incondicional)  se doar e se entregar voluntariamente pela causa do próximo.

Ame Sem esperar nada em troca. (2ª coríntios 12.15)

Ame seu próximo como seu filho (1º Coríntios 4-14)

Como Cristãos precisamos amar sem fingimentos, vivermos o amor pelo próximo incondicionalmente, da mesma forma que Cristo nos ama.

Conclusão:

Como Cristão precisamos diariamente fazer uma analise em nossas vidas para sabermos quais as virtudes que precisamos melhorar, vamos juntos nesse momento orar para que o Senhor nos permita aplicar essa mensagem em nossas vidas e sermos reconhecido como homem e mulheres virtuosos(as).